sexta-feira, 17 de julho de 2009

Maio...Madrid em 4 dias!


21 a 24 de Maio de 2009



Mais uma aventura destes malucos! Mas esta, sinceramente, foi um pouco mais além do que o nosso habitual! Achamos por bem que estender horizontes e ver mais além que o nosso pequeno, mas maravilhoso país. Decidimos fazer algo que muitos outros fazem e que nós ainda não tínhamos feito! Algo que nos despertava curiosidade há muito tempo, acompanhado daquele medinho do desconhecido. E assim partimos à aventura! :) O que para muitos é algo banal, repetido frequentemente, para nós era a primeira vez! E por muito que a primeira vez custe a todos, com muita vontade tudo se consegue! :)

E assim fomos....... de.....


A V I Ã O!
:p


As cores azul e amarelo reflectem a nossa decisão de viajar numa empresa LowCost tão conhecida. Dispensando comentários ao serviço, seguimos viagem para um passeio de 4 dias em Madrid.

Com o pretexto de assistir a um congresso, lá aproveitamos para conhecer uma cidade extremamente movimentada, uma cidade que, apesar de alguns pormenores menos bons, nos deixou saudades em algumas coisas.

Por decisão da colectividade vamos fazer-vos uma visita fotográfica pela cidade. Assim retém-se o mais importante: o que nos ficou gravado na memórias, e as experiências gravadas no coração.


Dia 1
Porto - Aeroporto - Avião - Madrid




Para os inexperientes, uma viagem inesquecível, um céu memorável. Para um dos 3 Loucos Viajantes, um pretexto para tentar descobrir a geografia de Portugal e de Nuestros Hermanos!... O que se revelou, no mínimo, hilariante! :)


Vista à chegada do Aeroporto de Madrid, Barajas. O aeroporto é bastante grande, aconselha-se a que aproveitem todos os momentos para NÃO andar! Considerando os quilómetros que se fazem a pé pela cidade, o aeroporto é um bom começo de descanso.




O metro à saída do aeroporto, o nosso melhor amigo! Aconselhamos vivamente a viajar de metro, aproveitando a excelente rede providenciada pela cidade e os preços compensatórios. No entanto, algumas estações não são aconselhadas a claustrofóbicos ou pessoas que possam ter ataques de pânico com frequência!! eheh A maioria das carruagens são mais antigas, umas melhores que outras, no entanto todas sem ar condicionado. Este da imagem é um Metro novo, com ar condicionado e muito mais espaçoso. Em Maio, algumas estações encontravam-se em obras, fazendo com que os ruídos fossem ensurdecedores, e outras, não estavam em obras.........mas bem que precisavam!!


Como a rede de metro é excelente é possível sair "à porta" do local pretendido. Para muitos, com o Señor José Luís a bicicleta é um excelente método de transporte! :)


Ora bem, malta viajante! Segue um aviso! A todos aqueles que gostam de viajar no mínimo do conforto, com espaço para dormir e respirar.... Não vos aconselhamos Hostels! Nós ficamos num Hostel, ao qual não vamos fazer publicidade, e não foi propriamente aquilo que estávamos à espera. Não temos qualquer problema em ficar em locais um pouco mais apertados....desde que tenha W.C., como diz o outro! Este de facto tinha W.C. no quarto, no entanto sentimo-nos "enganados" pelas fotos mostradas em comparação com a realidade. Mas, paciência, o que a malta quer é dormir! Não há problema nenhum em dormir no beliche de cima, levantar as pernas e tocar no tecto!! eheh

Hostels à parte... Depois de pousarmos as coisas fomos começar a descoberta, e aproveitar o que o dia ainda tinha para dar.




A caminho da Estação de Atocha vemos o Museu Nacional - Centro de Arte Rainha D. Sofia (acima) e o Ministério da Agricultura (abaixo). O Museu Rainha D. Sofia tem uma arquitectura exterior completamente diferente do habitual, e no seu interior uma variedade enorme de arte contemporânea. Trata-se de um dos mais importantes museus de arte espanhol.
Estas imagens são apenas exteriores uma vez que não houve tempo suficiente para ver museus, infelizmente; e quanto ao ministério não nos acreditamos que fizessem visitas guiadas! :)









Bem, como referimos acima quando falamos no Museu Rainha D. Sofia e o Ministério da Agricultura, a zona em que passeávamos era a de Atocha. Esta estação, palco do massacre de 11 de Março de 2004, dispensa comentários e observações. Pelo facto de não colocarmos fotos com pessoas, limitamos a vista às três fotos apresentadas acima. Na primeira, a fantástica fachada da estação de metro/comboio. O interior revelou-se fantástico, de cortar a respiração. Na imagem debaixo, à esquerda, vemos um lago interior onde existe a maior concentração de tartarugas de todos os tamanhos que alguma vez vimos! Nunca pensamos ser possível existir tanta tartaruga junta! Na imagem debaixo, à direita, uma vista superior da "selva" interior da estação.


Foto retirada do site da Wikipédia, uma vez que não nos foi possível fotografar a placa em memória das vítimas do atentado.
(
http://upload.wikimedia.org/wikipedia/commons/thumb/3/3f/11-M_Plaque.jpg/300px-11-M_Plaque.jpg)



Após a estação de Atocha, mais uma viagem considerável a pé. Mesmo com toda o cansaço que já sentíamos, nada nos iria impedir de visitar os fantásticos, acolhedores, aconchegantes, quentes e tranquilos..... Jardins do Retiro!

Os Jardins do Bom Retiro foram criados entre 1630 e 1640, com uma área de 118 hectares.
(ver história em:
http://pt.wikipedia.org/wiki/Parque_do_Retiro)
Constituído por vários ícones históricos, o Parque do Retiro é um marco da arquitectura espanhola. Possui lagos sem fim, jardins a perder de vista. Entre outros, possui o Paseo de las Estatuas, Puerta de España, Monumento a Afonso XII, Fonte del Ángel Caído, Palácio de Cristal, Casa de Fieiras. As fotografias, infelizmente, são limitadas.










No interior do Parque do Retiro encontramos também La Rosaleda, um sensacional parque constituído apenas por roseiras, dispostas artisticamente conforme o diagrama abaixo. O resultado: um parque de fugir de vista, em que não se sabe o que há mais para fotografar.










Depois da visita ao Parque do Retiro, talvez fosse hora de almoçar! Até porque depois de tanta andar, um almoço reforçado era bem desejado! Como não estávamos propriamente com cérebro disponível para grandes escolhas, vamos ao mais fácil, ao internacional.......MacDonald's! Claro!
Depois do almoço, um descanso merecido no local da dormida, combinando encontro para a hora do jantar!


Ponto de Encontro:



A fantástica avenida, ao estilo das maiores avenidas dos Estados Unidos! Cosmopolita, movimentada, luminosa e cultural...







À saída da estação de Metro Callao, o enorme edifício da Fnac e à direita (não visível) os Cinemas Callao (um pequeno à parte: a tradução espanhola do filme Wolverine é Lobezno!! eehehhe).





O Capitólio, mais um cinema. Esta, sim, é a avenida dos teatros e cinemas! Cultura para todos e para todos os gostos!







A suposta referência americana para tomar bom café!.... Ou não!! Aconselhamos o Capuccino e o Mocaccino. Esqueçam o café Americano! Este Starbucks tinha uma vista do primeiro andar fantástica, onde, à noite, nos tele-transportamos para Nova York! :)
E eis que já é hora de forrar o estômago. Digo forrar e não reforçar, porque que se desengane quem pensa que vai comer bem! Encontramos um sítio onde pelo menos se comem boas sandes e boas saladas. No entanto esqueçam a quantidade! Se tiverem muita fome peçam dois, do que quer que seja! :)





Ainda neste dia, visitamos a Praça de Cibeles tendo como fundo o Palácio das Comunicações. Lateralmente, à direita, e não visível, encontra-se o banco de Espanha.


Para terminar o tour diário.... A Porta de Alcalá! Conseguimos atravessar a avenida que às 23h ainda tinha um trânsito anormal! Logo, atravessar sem passadeira, só para conseguir umas fotos foi, no mínimo, uma aventura!



Brevemente........ Os restantes dias da viagem! :)

Até jáaaaa! :)


Sem comentários:

Enviar um comentário